NOSSA HISTÓRIA
Trabalhando por um futuro melhor para as crianças e os adolescentes
A Associação Comunitária Pró-Amparo ao Menor – COPAME, fundada em 30 de outubro de 1984, é uma entidade filantrópica, organização da sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos. No início sua sede era em outro endereço, com estrutura física menor, e se chamava Comissão Comunitária Pró-Amparo ao Menor.
A FUNDAÇÃO...
Sua fundação se constituiu a partir da liderança de um Comissário de Menores, juntamente com os Clubes de Serviços e alguns segmentos da comunidade. Com o passar dos anos a instituição passou por inúmeras modificações, inclusive em relação à estrutura física que era precária. No fim do ano de 1989, aconteceu à reformulação do Estatuto, onde foi alterada a razão social para a atual nomenclatura, permanecendo o nome fantasia COPAME.
MUDANÇA DE ENDEREÇO...
A mudança para o atual endereço se deu no fim do ano de 1990. Atualmente a estrutura física é composta de cinco prédios, sendo: um berçário; um com crianças a partir de três anos; juntamente com salas para diversas atividades e depósitos, um de casas lares, onde permanecem as crianças e adolescente a partir de oito anos de idade, divididos em duas casas, de meninos e meninas e um prédio administrativo com padaria.
A ADMINISTRAÇÃO...
A administração é feita por uma diretoria, bem como um setor de coordenação. A diretoria é composta por: Presidente, Vice-presidente, dois tesoureiros e dois secretários, conselho fiscal e deliberativo. O trabalho da diretoria é voluntário e a interlocução com a instituição se dá a partir de reuniões quinzenais com a coordenação ou, em casos excepcionais, quando necessário. A coordenação é composta por uma supervisora técnica e um supervisor administrativo, que atuam em tempo integral dentro da instituição.
REGIME DE ATUAÇÃO...
A Copame é uma instituição que funciona em regime de abrigo, mantido financeiramente por associados, doações da comunidade, de outros países e de parcerias com Prefeituras da região, além de recursos provindos da padaria.
ENCAMINHAMENTOS E PROCEDIMENTOS...
Os encaminhamentos são feitos pelo Juizado da Infância e da Juventude e Conselho Tutelar, mediante determinação judicial, como medida de proteção conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.
Quando chegam à instituição é feita à adaptação ao grupo, sendo imprescindível o acompanhamento da equipe técnica (psicóloga, assistente social, técnica de enfermagem e nutricionista), e posterior encaminhados para avaliação médica.
No abrigo também são encaminhadas vacinas, atendimento odontológico e os demais atendimentos que se fizerem necessários, tais como: fisioterapeuta, otorrinolaringologista, oftalmologista, fonoaudióloga, entre outros, sendo estes atendimentos realizados pela Rede Municipal e/ou voluntários.
ESTRUTURA E ATENDIMENTO...
O regime de trabalho da equipe de cuidadores é de doze por trinta e seis horas, para os cuidadores noturnos, e de turnos de seis horas, com plantões de dez horas aos finais de semana, para os cuidadores diurnos.
A Instituição possui três prédios utilizados como moradia, disponibilizando capacidade para atendimento de 45 crianças.
No berçário ficam as crianças de zero a três anos, sendo a capacidade técnica de 12 vagas. A equipe é composta por seis funcionários, mais um cuidador reforço, que dá cobertura aos intervalos e saídas de todas as casas.
O outro prédio é dividido em duas casas lares, de um lado estão acomodados os meninos e do outro as meninas. A equipe de trabalho neste caso é de quatro pessoas em cada casa, e estão acolhidas crianças e adolescentes a partir de oito anos, sendo a capacidade de doze crianças em cada casa, além de reforço pedagógico e cuidador reforço.
A terceira edificação acolhe as crianças na faixa etária de três a sete anos de idade, com capacidade para doze crianças. A equipe de cuidadores é composta por quatro pessoas.
ADMINISTRATIVO E CORPO TÉCNICO...
Na parte frontal do terreno, fica localizado o prédio administrativo, onde estão localizadas as salas de atendimento da equipe técnica, recepção e espaço administrativo.
A equipe de funcionários alocadas neste espaço é composta por Coordenação: dividida entre uma Supervisora Técnica e um Supervisor Administrativo, uma Analista Administrativo, uma Psicóloga, uma Assistente Social, uma Nutricionista, uma Técnica de Enfermagem, uma Recepcionista e um Encarregado de Manutenção.
ESTUDO E RECREAÇÃO...
O terreno conta ainda com gramado, playground e quadra poli esportiva coberta. As crianças frequentam em um turno escolas da comunidade e no outro turno participam de atividades, como passeios em grupo, eventos, projetos comunitários, atendimentos, entre outros.
A CONQUISTA...
A estrutura conquistada é o resultado de um reordenamento institucional constante. O objetivo é sempre propiciar um atendimento individualizado, atendendo às demandas emergentes e oferecendo recursos teóricos e práticos para que a equipe funcional esteja preparada e adequada às intervenções necessárias junto às crianças e adolescentes, assistindo-os de acordo com as necessidades exigidas.
A COPAME NÃO EXISTE SOZINHA...
A sociedade regional sempre apoiou a entidade de várias formas distintas, cada pessoa, cada empresa que aqui passou teve um papel importante e impactou de forma impar nesta trajetória, para que a Copame pudesse alcançar este nível de qualidade no atendimento oferecido aos acolhidos.
NOSSO MAIOR DESAFIO...
Nosso desafio é manter a entidade funcionando e com a mesma qualidade no atendimento já alcançada, para isso, precisamos muito contar com o apoio permanente das empresas, dos Clubes de Serviços e da sociedade em geral.
JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA DA VIDA DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES!!!