
COMO INICIOU
A Associação Comunitária Pró-Amparo ao Menor (Copame) foi fundada em 30 de outubro de 1984, com o viés de ser uma entidade filantrópica. No início sua sede era em outro endereço, com estrutura física precária e era denominada Comissão Pró-Amparo ao Menor. Sua fundação partiu da liderança de um Comissário de Menores, juntamente com Clubes de Serviços e alguns segmentos da comunidade, que viram a necessidade de criar uma estrutura capaz de abrigar crianças em vulnerabilidade social.

A NOVA SEDE
Com o passar dos anos o abrigo passou por inúmeras modificações, inclusive em relação à estrutura física. Em 1989 o estatuto passou por uma reformulação, quando foi alterada a razão social para a atual nomenclatura de associação, permanecendo o nome fantasia COPAME.
No prédio administrativo funcionam a recepção e a área administrativa, além de abrigar as salas de equipe técnica.
ESTRUTURA FÍSICA

BERÇÁRIO
Devidamente instalado para receber os bebês (de 0 à 3 anos) com o máximo de cuidado e carinho possível, são 8 cuidadores, em revezamento, com permanente atenção e guarda aos acolhidos, verdadeiros anjos da guarda.

DEMAIS CASAS
A Copame dispõe de mais 3 casas para acolhimentos de até 12 crianças/adolescentes por casa (azul, verde e lilas) de acordo com a faixa etária e gênero.

CABANA & QUADRA ESPORTIVA
A Copame ainda dispõe de uma cabana de convivência – onde são realizados os encontros de integração -, um gramado, um playground e uma quadra poliesportiva coberta.

A PADARIA
A padaria da Copame foi criada com o intuito de profissionalizar os acolhidos, preparando-os para o mercado de trabalho, porém essa ideia nunca foi implementada em função das legislações vigentes. Durante muito tempo a padaria foi importante para a Copame, tanto pela alimentação dos abrigados, quanto pela renda obtida através do abastecimento das cozinhas industriais e de empresas de refeições coletivas.
Nos últimos anos, porém, a receita da padaria foi afetada severamente pelas consequências da pandemia da COVID19 e os reflexos produzidos pela guerra entre a Rússia e Ucrânia, tudo isso associado a alta competitividade do ramo de panificação tomamos a decisão de encerrar as atividades da padaria direcionando os esforços e recursos para a atividade fim da instituição, que é cuidar das crianças e adolescentes abrigados.
Agradecemos a comunidade e os Clubes de Serviços por toda a ajuda durante estes quase 27 anos de atividade da Padaria da Copame.