Buscar
  • Copame

Na horta da vida, sempre plante o bem!

No ano de 2019, uma ideia incrível surgiu dentro da diretoria, tendo a Fernanda Brandt como idealizadora: a criação de uma horta dentro da COPAME! A ideia foi motivada pelo desejo de fazer com que as crianças se sintam em casa dentro da instituição, possuindo um pedacinho de terra onde elas possam plantar e acompanhar o desenvolvimento. Além disso, a COPAME passou a abrigar adolescentes até os 18 anos a partir de 2018, sendo este espaço para esses jovens também.


Para ajudar no projeto, a bióloga Morgana Costa foi contatada. Ela reuniu informações importantes antes do desenvolvimento efetivo da horta, buscando entender quais os projetos já foram realizados com esse mesmo intuito dentro da COPAME e também procurou por voluntários que estariam a frente do projeto. Além disso, realizou um trabalho importante com as crianças para explicar sobre a inserção da horta dentro de seus lares.


Feito isso, o projeto começou a ser implementado oficialmente! A Agropecuária Agrorural doou mudas e a TopSing Adesivos doou plaquinhas de identificação. Assim, construiu-se um espaço dentro da COPAME, onde até mesmo as crianças ajudaram na pintura dos muros que cercam a horta, passando uma tarde de sábado muito divertida ao lado de voluntários. Além disso, os artistas João Matheus e Rodrigo de Almeida fizeram uma arte de grafite para deixar o espaço ainda mais bonito.


Um grupo de voluntários chamado “Amigos da horta” foi criado, para que estes possam se revezar no cuidado com as plantinhas. Entre eles, estão os voluntários: Fernanda Brandt, Marli Zatta, Larissa Lampert, Paola Silva, João Matheus, Morgana Costa, Pamella Rockenbach, Aline Bianca Gonçalves, Maximiliano da Silveira e Rodrigo Almeida.


Atualmente, a fase do projeto está em organizar uma rotina para cuidar da horta antes de iniciar os trabalhos efetivamente com as crianças. O Maximiliano é quem está à frente, dedicando seu tempo e todo o carinho para dar seguimento ao projeto!


A ideia agora é deixar o espaço ainda mais aconchegante, com flores, gramas, chás e até mesmo um banco para que os moradores da COPAME possam aproveitar o espaço junto à natureza. Assim, logo nossas crianças terão suas mãozinhas na terra e poderão acompanhar o crescimento de alimentos saudáveis!


62 visualizações

Todos os direitos reservados a COPAME SCS

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA PRO AMPARO DO MENOR - CNPJ: 90.153.891/0001-09

Rua Amazonas 850, Bairro Bom Jesus, Santa Cruz do Sul/RS